segunda-feira, 9 de abril de 2012

Resumo do filme "Narradores de Javé" Giovana Ortiz de Camargo Ferreira - 8º ano B


Proposta:

v Observar quem narra a historia.

v Observar a importância de cada personagem e o porquê que ele foi escolhido para narrar uma determinada parte.

v Observar os elementos do sertão.

______________________________________ / / ___________________________________

Resumo:

A história começa com alguns amigos em um indeterminado lugar, bebendo algumas cervejas e conversando. Zé, que narrava à história, comandava a cidade, era um viajante (ele ia à cidade, comprava as coisas e vendia para as pessoas do Vale) ele conta uma historia sobre uma cidade e seus habitantes. A história se passa no Vale de Javé, sobre onde havia caído uma enorme desgraça, os engenheiros da cidade iriam construir uma hidrelétrica. Por causa desta construção a cidade seria alagada. Lá as terras eram adquiridas não por documentos, mas sim através da canção, ou seja, você cantava as suas terras.

Para salvar a cidade eles tiveram a ideia de escrever a historia cientifica da cidade, pois a história falada, contada por eles, não valia nada. Muitas das pessoas que ali viviam eram analfabetas, Antônio Biá, era o único que sabia ler e escrever. Ele havia trabalhado no correio da cidade, mas como ninguém sabia escrever, não havia movimento. Estando prestes a perder o emprego, ele escreve muitas cartas, para todas as pessoas que ele conhecia na região, difamando as pessoas do Vale. O seu trabalho seria escrever o que as pessoas iam lhe contar.

Indalécio era o fundador do Vale, após uma guerra contra a coroa, ele comandou a retirada do povo corajoso que vivia nas terras tomadas pelo rei, seu interesse era no ouro que ali existia. Ele queria ir para longe dali, mas não sabia para onde. A única coisa que havia restado para eles era o sino da cidade.

O primeiro que Biá vai entrevistar é o Seu Vicentino, Vicentino conta ser parente do fundador, que este era um homem muito corajoso... Mas Biá acha que falta coisa nessa historia, então ele começa a inventar e exagerar (como nos contos que estudamos), mas Seu Vicentino não aceita essas alterações.

O barbeiro da cidade queria ter o nome no livro da historia da cidade, então ele tenta negociar com o Biá, mas acabam sendo interrompidos.

Maria Teodora, é a segunda entrevistada, ela conta que nessa época estava ocorrendo uma guerra contra a coroa, mas que ninguém dava importância a Maria Dina (todos os seus descendentes tem uma marca de nascença). Após a morte do líder do grupo, ela monta no cavalo e some por um dia e uma noite, ela guia o grupo até a terra descoberta e então ela canta as divisas do Vale de Javé.

Já outro morador disse que o líder não morreu em cima do cavalo, mas sim agachado com desinteria.

As casas do sertão eram feitas de barro e madeira. Biá ia em varias dessas casas para pesquisar relatos. Ele gostava de escrever com lápis, pois se errasse com a caneta, não havia como apagar. Todos apareciam para lhe oferecer historias, tanto que ele nem tinha mais como cuidar da sua própria vida. As roupas que as pessoas usavam eram simples e leves.

Em seguida dois irmãos, filhos de gêmeos, contam a história de seus pais e de suas vidas. Mas em vez de contar sobre a cidade, eles contam sobre a herança. Cada um tinha uma pasta com fotos, documentos...

Daniel, por sua vez, conta sobre o pai dele, mostra o quarto dele, fotos, etc. Quando ele era pequeno, viu o seu pai matar um homem e por isso nunca mais teve medo de nada.

Agora Biá entrevista um grupos de “negros”. Estes acreditavam que o Brasil, fazia parte da África. Na história deles o Indalécio era um africano e queria voltar para suas origens, mas não sabia o caminho. Havia também no lugar de “alguma das Marias”, uma guia e símbolo da água, chamada de Oxun. Ele se cala no meio da historia e se fosse para ele continuar teriam que esperar três dias. Samuel fazia a tradução do que o idoso e líder dos “negros” falavam.

Biá fica bêbado na primeira e na segunda noite, mas na segunda ele tem um sonho de que acontecia uma enchente na casa dele. Bem no dia seguinte é colocado uma placa, no meio da praça central e os engenheiros já estavam na cidade.

O matador estava sempre bêbado e falava mal do Vale de Javé, como se não tivesse importância. Havia um homem da cidade que trazia consigo uma filmadora. Todos deram a ele depoimentos defendendo sua terra e dizendo que não iriam a deixar.

De repente Daniel aparece com uma arma para defender todo mundo que ali morava. De pouco em pouco, as pessoas que ali viviam iam embora e um homem “louco” toca o sino, ele não estava acostumado a falar, então ele mal tinha voz. O Zé volta da cidade e todos combinam de se encontrar no armazém, para ouvir o que o Biá havia escrito. A noite não há nem sinal do Zé, apenas um menino chega trazendo o livro e um bilhete de Biá. O livro estava em branco, então eles vão atrás dele e o arrastam até o Vale.

Todos pedem uma explicação, então Biá decide falar a verdade: “Que os engenheiros não iriam parar a obra por causa de um grupo de semianalfabetos”. Todos ignoram o que Biá diz, o tempo passa e eles são obrigados a assistir a cidade ser alagada. Biá volta, chora, pois se sente culpado pelo o que aconteceu, pois ele nem tentou salvar o Vale.

Ele se senta em um barco e começa a escrever desesperadamente no livro. Todos começam a contar o que haviam feito depois que a cidade foi alagada. Era como voltar ao começo da historia.

______________________________________ / / ___________________________________

Conclusão:

Independente de Biá ter escrito antes ou depois a historia, não adiantaria em nada, pois o livro não seria oficialmente aprovado como documento. Ele começa a escrever a historia depois da cidade ser alagada, pois sem aquele livro, as pessoas poderiam deixar de acreditar até na existência do Vale de Javé. Também vemos que cada personagem conta a historia exagerando de forma que contasse vantagem para o seu lado, como em um conto de pescador.

______________________________________ / / ___________________________________

Em relação ao que aprendemos:

Este filme associa a narração que aprendemos, com o exagero do conto.

60 comentários:

  1. Respostas
    1. gostei mais poderia fazer melhor
      ....................

      Excluir
    2. é +ou- todo filme termina feliz mais esse a cidade é alagada e todo mundo fica triste por causa que era ali que eles morava

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. como eu já assisti o filme eu vi que pra resumo ficou com muitos detalhes mas mesmo assim gosteimuito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino nao é que vc tem verdade.. #SQÑ pq vc é sem noção e besta de falar isso. que coisa, o filme é legal... SEU ESTRANHO

      Excluir
    2. vc n respondeu o comentário errado?

      Excluir
    3. Seu loko, retardado,presta atenção o que VC fala

      O resumo é ótimo VC pé não entende de nada só entende de fala merda seu......

      Excluir
    4. Kawanny, quantos anos você tem? que atitude infatil

      Excluir
  3. Eu gostei do filme do resumo não!!!! Se não sabe resumir não "opina"...

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. O filme é maravilhoso e o resumo tbm! Parabéns pela iniciativa. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que desconhecem a cultura do nosso Nordeste!

      Excluir
  5. nn gostei nunca vi um resumo ser grande!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Então resume menor e melhor e publica,Anta!

    ResponderExcluir
  7. N gostei e n venham reclamar. E é minha opinião e eu tenho o direito de da-lá. Pois eu n estou chingando a autora desse "resumo" e apenas estou fazendo uma crítica construtiva. PS: Sei que sou bem dramático(a).

    ResponderExcluir
  8. Eu ri muito, e também, me entristeci durante o filme.Mas é ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Gente, pelo amor de Deus, eu me ENGRANDECI, com o resumo lembrando do filme, e quando baixo nos comentários, chega dá náuseas só de ler a opinião de vocês, chingamentos e etc. O filme é MARAVILHOSO, só que muitos que estão aqui, vem aqui só pra "fazer um trabalho da escola", porquê é mais fácil pegar da internet do que produzir o seu mesmo, e por isso, nem todos tem a capacidade de entender a grandeza dessa história, o que ela representa na HISTÓRIA DA EXISTÊNCIA do Brasil, sinceramente, eu já to cansado de olhar para os quatro cantos e ver pessoas "analfabetas históricas", "analfabetas culturais", dentre muitos outros, então, antes de comentar qualquer coisa, pesquisem, leiam livros, conheçam a cultura de seu país, sejam PATRIOTAS, tenham orgulho do lugar de onde vieram pois vocês construiram o que há hoje, tanto pelo que fizeram quanto pelo que deixaram de fazer também! Olhem a data do filme, o país nessa época pouco se havia de equipamento para produzir um filme, principalmente aqui no Brasil. Então simplesmente deixem de ser ignorantes por ser, ou por diversão sei lá o que vocês pensam, e passem a estudar a sua cultura. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora deu mesmo quer mandar até na opinião dos outros,olha eu não quero ser inguinorante mas não da; quer saber cala a tua boca pois você não manda em ninguém. ta cansada pois eu também tõ porque toda vez que eu vou colocar meu comentário tem sempre uma pessoa que quer mandar,eu achei até impressionante não ter achado nesse, mas olha que azar te encontrei. Vai cuidar da sua vida que está precisando e
      muito.e se tem gente que prefere pegar da internet problema dela fica aí se metendo na vida dos outros, tem muita gente que pode ter lido seu comentário e ter ficado chateada mas eu falo na cara não tenho medo de esconder então adimito eu falei em nome de todos.

      Excluir
    2. É UMA MERDA DE FILME VI SÓ PRA FAZE UM TRABALHO PARA ESCOLA!!!

      Excluir
    3. ÓTIMAS PALAVRAS ��������
      AH MAIORIA DAS PESSOAS NÃO SABEM AGRADECER AH DEUS PELA VIDA EH PELO QUEH TEM
      TEMOS QUEH SER GRATOS AH DEUS POR TUDO OH QUEH ELE NOS DEUH.

      Excluir
    4. to fazendo um trabalho sobre ele... :( eu dormi o filme todinho num e que seja chato o problema e que odeio filme brasileiro msm

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. qual o destino dos personagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o filme conta a história de um povoado fictício (JAVÉ)a ser inundado para dar lugar à construção de uma hidrelétrica.Para impedir que o fato se concretize,os moradores de Javé resolvem escrever sua história e tentar transformar o local em patrimônio histórico a ser preservado.O único adulto alfabetizado de Javé,o personagem Antônio Biá,assume a tarefa de reconstruir a história do povoado por meio da memória dos moradores.Ao entrevistar as pessoas mais antigas da cidade,Antônio Biá percebe que todos contavam a história do povoado de acordo com o seu ponto de vista,ou seja valorizando detalhes que diziam a respeito da própria família.

      Excluir
    2. Ou seja,impedir que a construção de uma HIDRELÉTRICA no povoado não aconteça li-qui-di-fi-ca-doooooo

      Excluir
    3. o filme conta a história de um povoado fictício (JAVÉ)a ser inundado para dar lugar à construção de uma hidrelétrica.Para impedir que o fato se concretize,os moradores de Javé resolvem escrever sua história e tentar transformar o local em patrimônio histórico a ser preservado.O único adulto alfabetizado de Javé,o personagem Antônio Biá,assume a tarefa de reconstruir a história do povoado por meio da memória dos moradores.Ao entrevistar as pessoas mais antigas da cidade,Antônio Biá percebe que todos contavam a história do povoado de acordo com o seu ponto de vista,ou seja valorizando detalhes que diziam a respeito da própria família.

      Excluir
  12. Um dos melhores filme Brasileiro que já assistir

    ResponderExcluir
  13. Elza aluna do desenho técnico da construção civil

    ResponderExcluir
  14. adorei o resumo pq agora posso fazer um resumo do resumo pra escola, sem assistir o filme. minha gratidão eterna

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. serio voce gostou eu achei muito chato ruim sem nocao e nao tava igual ao filme mais fazer as pessoas colocam cadas prosa ruim na internet da proxima vez essas pessoas podiam colocar alguma cooisa que der pra ler beleza e que seja legal

      Excluir
    2. Primeiro, o resumo tinha q ser com detalhes porque muitas pessoas precisam e detalhes pra fazer trabalhos e talz.
      Segundo,o resumo fixo ótimo na minha opnião :
      Terceiro (só pq sou chato xD),
      N assassina o port com essa falta e vírgula.

      Excluir
    3. E quarto, n tem como o resumo ser legal Ang :V. Se vc n gostou do filme n vai gostar do resumo tbm :V

      Excluir
  16. eu acho muito legal esse filme

    ResponderExcluir
  17. Mas que coisa chata não consigo imprimir oxi nem copiar pra mim passar pro power point ..
    _____

    ResponderExcluir
  18. Mas ele é bom gente só não gostei por causa disso eu assisti o filme mas era dos antigos ai nem dava pra entender,ficava chiando a imagem tava horrivél. agora vou passa la para o meu caderno.tá valeu show

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do filme... Cheguei do trabalho e liguei a tv. por sorte esse filme estava começando. Como disse,gostei muito e vou procurar o resumo pra ler.Alguem aí pode me ajudar a consegui-lo?

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Miga se praticamente narrou a história, resumo é outra coisa, msm assim foi uma ótima iniciativa. bjs #pas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisava ser com detalhes pq se n muita Gent com trabalho n podia só dar ctrl+c e ctrl+v. Rsrs

      Excluir
    2. adorei o filme e o resumo tambem gostei de tudo naoo precisa melhorar nada prq tem pessoas que nao sabem resumir e fica falando coisas de blablabla isso e pra rertadado

      Excluir
    3. nao vai me responder nimguem prq vcs nao sabe de nada ta gente agora eu vou estudar o resumo que ficou maravilhoso

      Excluir
  22. O filme pode ser chato ,mas é muito interessante e nos deixa inúmeras morais ...
    O resumo :
    Gostei, achei que falou sobre tudo do filme , mas por ser RESUMO tem que ser menos .as mesmo assim o resumo está ÓTIMO ������☺������

    ResponderExcluir
  23. Belíssimo trabalho, mas o mais importante ficou excluso, o início da cultura popular, do folclore, do mito e das lendas nessa localidade. Por meio deste filme, o melhor exemplo a ser aproveitado em sala.

    ResponderExcluir
  24. misericórdia muito feio isso ai, ficam brigando discutindo a toa gente ninguém é obrigado a nada nem a gostar de nada, porém deveria ter respeito pela produção dos outros não gostou faz melhor e publica ao invés de reclamar garanto se cada um que comentou fizer o seu próprio resumo e publicar teríamos varias opiniões e resumos com entendimentos diferentes apesar de falar da mesma coisa cada um tem a sua forma de se expressar.

    ResponderExcluir
  25. adorei o resumo,prefiro mil vezes ler, do que assistir filme.
    Você fez um ótimo trabalho, muito obrigado<3

    ResponderExcluir